27 de set de 2013

Morte Cliff Burton! (ç.ç)


Hoje faz 27 anos que um dos baixista da Metallica, Clifford Lee Burton, morreu após um acidente envolvendo o ônibus do grupo!
Como eu curto muito a banda, não podia me esquecer dessa data!
E claro, postar algo sobre isso...


Cliff nasceu em 10 de fevereiro de 1962 na cidade de Castro Valley, CA, EUA. Filho de Jan e Ray Burton, Cliff teve 2 irmãos mais velhos, Scott e Connie. Ele começou a tocar baixo aos 13 anos após a morte de seu irmão Scott. Cliff praticava por volta de 6 horas por dia e segundo seus pais Cliff prometeu ser o melhor baixista por seu irmão.
Em 1982 a banda em que ele tocava na época nomeada de “Trauma”, viajou para Los Angeles para tocar no bar Whiskey a Go Go. E na plateia estavam James Hetfield e Lars Ulrich que após ouvirem um dos solos de Cliff, decidiram procurar por aquele “excepcional guitarrista” e quando perceberam que na verdade  aquilo havia sido um solo de baixo tentaram persuadi-lo Cliff á se juntar á banda  Metallica, Cliff aceitou mas não gostou da ideia de se mudar para Los Angeles e exigiu que a banda mudasse para Baía de São Francisco. A Metallica ansiosa por ter Cliff na banda foram morar em São Francisco.


No segundo álbum da banda “Ride the Lightning” pode ser notado a evolução de Cliff como compositor. E no terceiro álbum “Master of Puppets”  o som de Cliff é mais marcado em várias faixas como e “Orion”, que tem um solo de baixo que foi inteiramente composta por Cliff!
Durante a parte européia da turnê Damage Inc., que promovia o álbum Master of Puppets, a banda percebeu que dormir em cubículos de seu ônibus era desconfortável. Como uma solução paliativa, os membros tiravam a sorte nas cartas todas as noites para que um deles dormisse no beliche de cima, mais confortável.  Na noite de 27 de setembro de 1986, Cliff ganhou nas cartas com um ás de espadas. O jogo foi a última conversa de Cliff.


Cliff estava dormindo quando, de acordo com o motorista, o ônibus da banda derrapou no gelo acumulado na pista e capotou na grama na comuna de Ljungby, perto de Dörarp, numa região rural do sul da Suécia. Cliff, no beliche de cima, foi jogado para fora do ônibus, que ao capotar caiu em cima dele, matando-o. Um pedaço do ônibus que o estava suspendendo parcialmente ainda cedeu, fazendo com que o ônibus se movesse em cima do corpo de Cliff novamente.
James Hetfield disse mais tarde que ele primeiro achou que o motorista estivesse bêbado, ou que ele tivesse sido negligente, e caminhou longas distâncias pela estrada tentando ver o gelo na pista. Entretanto, a embriaguez do motorista nunca foi provada, e este foi inocentado pelo acidente.
O corpo de Cliff foi cremado e suas cinzas foram jogadas em Maxwell Ranch. Durante a cerimônia, o instrumental "Orion", do Master of Puppets foi tocado. Cliff nunca chegou a tocar a canção ao vivo, e o Metallica jamais a havia tocado até 3 de junho de 2006, no festival Rock Am Ring, em Nurburgring, quando eles tocaram o álbum inteiro para marcar os 20 anos de seu lançamento.  Até então, apenas trechos da música haviam sido tocados. Durante os anos 90, o sucessor de Cliff, Jason Newsted, frequentemente usava a melodia de baixo nas improvisações.

E agora, pra fechar o post em grande estilo...

2 comentários:

  1. Flor, deixei uma tag pra ti no blog, dá uma olhadinha!

    Bites
    http://www.tarybelmont.blogspot.com.br/2013/09/tag-completando-frases.html

    ResponderExcluir

*Obrigada pela visita!
-Se você tiver site, deixe seu link nos comentários, vou adorar conhece-lo!
-Volte sempre =D